quinta-feira, 12 de julho de 2012

Biografia

Nasce no dia 15 de abril de 1452, em Anchiano (embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa à direita do Rio Arno), uma das mais notáveis índoles renascentistas. Filho do escrivão Piero di Antonio da Vinci e da camponesa Catarina. Leonardo é separado de sua mãe com apenas 5 anos e passa a viver com seu pai.

A infância do jovem passou-se na zona rural o que pode explicar o fato de Leonardo ser um apreciador da natureza, observando dentro outras coisas, os cavalos que eram a paixão de Da Vinci e mais tarde viriam a se tornar um objeto de estudo.



 Em 1469 o artista vai para Florença e aí dá início a sua trajetória na esfera das artes, cursando pintura no atelier do famoso pintor de Florença, Andrea del Verrocchio.
         
            Durante 8 anos, Da Vinci estuda anatomia fazendo nessa época, que vai de 1472 a 1480, ‘’esboços’’ esquemáticos sobre o organismo humano.

            No ano de 1482, Leonardo vai para Milão e trabalha como engenheiro, escultor e pintor para Ludovico Sforza. É nesse período que o gênio realiza uma das obras que se tornaria muito conhecida, feita para ser posta em um altar, a ‘’Virgem dos Rochedos’’. E, até 1488 ele estuda arquitetura permanecendo na Catedral de Milão. Sforza pede um último projeto a Leonardo, a ‘’Última Ceia’’.

                                           Virgem dos Rochedos

 Última Ceia

            Em 1489, Leonardo planeou um tratado de anatomia com base numa grande colecção de desenhos anatómicos que havia realizado a partir de observações e dissecações humanas e animais.

                              

            Em 1500, regressou a Florença e iniciou aquele que seria o seu período mais produtivo como pintor. Na primavera desenhou um croquis para a A Virgem e o Menino com Stª Ana, cuja pintura a óleo só será concluída em 1510.

                                    Madona Del Fuso                                 
                

Trabalha em um pequeno quadro da Madona com o Menino, chamada de ‘’Madona Del Fuso’’,  em 1501. 

                                     A Virgem e o Menino com Stª Ana

            No ano seguinte viaja pela Itália junto com Cezar Borgia como arquiteto e engenheiro. Nesse período dedica-se a geografia desenhando mapas e outras representações.
Já em 1503, Da Vinci volta para Florença, o que seria um fato insignificante se não fosse nessa data que o pintor fez a sua obra mais notável e enigmática a famosa ‘’Mona Lisa’’ (retrato de  Lisa del Giocondo, cônjuge de Francesco del Giocondo).

                                
                Mona Lisa
           

Um comentário:

  1. Ok pessoal, até aqui está bom. somente faço algumas sugestões. Postem algo sobre o contexto histórico da Itália no período de vida de Leonardo. Falem como era o mundo político, como estava dividida. Após, podem falar especificamente sobre algumas obras de Da Vinci, fazer uma análise mais particular.

    ResponderExcluir