As pinturas de Leonardo da Vinci estão marcadas por algumas qualidades,
dentre essas estão as técnicas inovadoras que ele usou na aplicação da tinta,
seu conhecimento detalhado de anatomia, luz, botânica e geologia, seu interesse
na fisiognomonia (a
arte de conhecer o caráter dos homens pela observação das feições do rosto
) e na maneira pelo qual os humanos registram emoções em suas expressões e
gestos, seu uso inovador da forma humana em composições figurativas, e o uso da
graduação sutil da tonalidade. Essas estão presentes nas seguintes pinturas: Mona
Lisa, A Última Ceia e a Virgem dos Rochedos.
Suas primeiras obras foram feitas em Florença no estúdio de Verrocchio,
após Messer Piero , pai de Da Vinci,
levar alguns de seus trabalhos para o ateliê do pintor, perguntando-o se
valeria investir nele, então Verrocchio espantado com o talento de Da Vinci
aceitou-o no seu estúdio. Esse inicio fio marcado por um dos seus trabalhos
mais intrigantes o “Retrato de Bernardo
di Baroncelli executado”
Trata-se do retrato de um cadáver, um participante da
Congiura dei Pazzi, executado pelo assassinato de Giuliano de' Medici.
A Conspiração dos Pazzi (em italiano Congiura dei
Pazzi) foi uma tentativa dessa família de banqueiros florentinos, chefiada por
Giacomo Pazzi, de tomar o poder à família Médici.
Na inscrição no topo do papel, Leonardo descreve o
vestuário do executado, incluindo as cores com sua típica escrita invertida.
Na margem inferior direita do trabalho aparece ainda
uma cabeça. Referência notável para o seu trabalho é a facilidade e o domínio
do traço, que revelaria mais tarde no pincel.
Duas de suas primeiras pinturas datam o tempo que ele
passou no ateliê de Verrocchio, que são “A Anunciação de Fra Angelico
(1437-1446)” e “A Anunciação de Leonardo da Vinci (1472-1475)”
A Anunciação de Fra Angelico (1437-1446)
Uma pequena obra de 59 X 14 centímetros, retratando Maria desviando seus olhos, e dobrando suas mãos, num gesto
que simbolizava a submissão à vontade de Deus.
A Anunciação de Leonardo da Vinci (1472-1475)
No entanto nessa Maria não está
nem um pouco submissa. A bela jovem, interrompida em sua leitura por este
inesperado mensageiro, coloca um dedo na sua Biblia para marcar o lugar onde
parou e levanta sua outra mão num gesto formal de saudação ou surpresa. Esta
jovem tranquila parece aceitar seu papel como a Mãe de Deus, não com
resignação, mas com confiança. Nesta pintura o jovem Leonardo apresenta a face
humanista da Virgem Maria, reconhecendo o papel da humanidade na encarnação de
Deus.
Nesta
mesma época Leonardo desenvolveu uma obsessão pela perfeição das obras e
desenvolveu imensamente a sua técnica, que o levou a criar outras inéditas,
como o sfumato ( é
o nome da técnica artística usada para gerar gradientes perfeitos na criação de luz e sombra de um desenho ou de uma pintura) hoje
conhecido através da Mona Lisa.
Vale do Arno, 5 de Agosto de 1473 |
Mais
tarde usado como fundo na famosa pintura Mona Lisa, retrata um estudo a pena e
tinta sobre um suporte preparatório quase invisível, mostra a vista sobre um
vale com montes e escarpas de ambos os lados, abrindo no fundo uma escassa
visibilidade do mar. A vista poderá ser do caminho entre Vinci e Pistoia e,
provavelmente, terá sido esboçado a lápis ao ar livre in loco (no local), e
depois completada a pena e tinta no ateliê. No início do século XX, Woldemar
von Seidlitz compreendeu as fortificações de Papiano nas muralhas e torres numa
colina à esquerda da composição. A importância deste desenho não se reflete só
no fato de ter sido feito por Leonardo, mas sim, em figurar como um dos
primeiros desenhos autónomos de paisagens de toda a História da Arte.
Quando iniciou sua carreira
profissional em 1476, encomendaram a ele a pintura de uma jovem chamada de “Ginevra de' Benci” (foi
uma dama da aristocracia no século XV em Florença. Ela é matéria de uma das
poucas pinturas ainda existentes atribuídas a Leonardo da Vinci.). A
expressão facial da jovem é o mais intrigante na pintura, a incerteza dos seus
sentimentos intriga os especialistas; não se sabe se está cansada, triste,
serena, zangada, ou seja, um rol de sentimentos inacabáveis que a expressão
facial lhe atribui. Uma jovem que oculta o íntimo, modesta, ausente de joias,
tem como maior adorno a própria beleza natural como a paisagem que a cerca, o
que poderia justificar a inscrição do reverso.
Frente e Verso de Ginevra de' Benci
Mais
tarde na década de 1480, encomendaram mais três obras pra ele, mas só conseguiu
completar uma, pois estava indo para Milão. Uma dessas pinturas é a “São Jerônimo no Deserto” é associada
com um período difícil da vida de Leonardo, e coincide com sinais de melancolia
encontrados em seu diário: "Achei que estava aprendendo a viver; estava
apenas aprendendo a morrer." A sua
forma, ao ajoelhar-se, adquire um contorno trapezoide, com um braço esticado à
borda exterior da pintura, e seu olhar virado para a direção oposta; alguns
estudiosos apontam na obra ligações com os estudos anatômicos de Leonardo.
São Jerônimo no Deserto |
Em Milão, Da Vinci é contratado para pintar
na capela de São Francisco para abrilhantar o altar, com isso veio seu terceiro
mais importante trabalho “A Virgem dos
Rochedos”. Ele escolheu pintar um
enfático momento da infância de Cristo, quando o pequeno João Baptista, com a
proteção do anjo Uriel, conheceu a Sagrada Família numa gruta do Egito, cena da
tradição cristã dos livros apócrifos (são
os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs, nos quais os pastores
e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de
Jesus Cristo) e de uma Florença deixada para trás, de inúmeras lendas
sobre São João Batista. Neste cenário rochoso que evoca a um passeio de
infância do artista ao Monte Ceceri (próximo do território florentino), João
reconhece e adora Jesus como o Cristo.
A Virgem dos Rochedos |
Por volta de 1488, Da Vinci, pinta
mais uma de suas obras, o retrato de uma dama da aristocracia, que segura em
suas mãos um arminho, conhecida como “Dama
com Arminho”, retratando Cecília Gallerani. Nesta obra há alguns mistérios
sobre o simbolismo do arminho, acredita-se que é uma alusão ao apelido da jovem
aristocrata, visto que o som de «Gallerani» é remanescente do significado grego
para arminho, «galée».
Dama com Arminho |
La Bella Principessa |
O Retrato de Mulher de Perfil |
Nesta mesma data mais dois retratos foram
atribuídos a ele, “ Retrato de um Músico”, que foi o único retrato masculino e
”La Belle Ferronière”, retrato de Lucrezia Crivelli, amante de Ludovico.
Retrato de um Músico |
La Belle Ferronière |
Na
mesma década, Leonardo pintou sua obra mais famosa da década 1490 a “Última
Ceia”, a qual foi pintada no refeitório dos padres dominicanos de Santa Maria delle Grazie em
Milão. A pintura apresenta a última ceia, partilhada por Jesus com seus
discípulos, antes de sua captura e execução. Mostra o momento específico em que
Jesus, de acordo com o relato bíblico, teria dito aos apóstolos que um deles o
trairia. Quando terminada, a pintura foi
aclamada como uma obra-prima do desenho e da caracterização, porém rapidamente
deteriorou-se, a tal ponto que, cem anos depois de seu término, a obra foi
descrita por um observador como "completamente arruinada". Leonardo,
em vez de usar a técnica mais confiável do afresco (obra feita sobre uma parede
de gesso ou argamassa), utilizou-se da têmpera(é um método de pintura no qual
os pigmentos de terra são misturados a um “colante”, uma emulsão de água e
gemas de ovo ou ovos inteiros (às vezes cola ou leite)) sobre uma superfície
feita basicamente de gesso - o que resultou num material sujeito ao mofo e a
esfarelar-se. Apesar disso, a pintura continua a ser uma das obras de arte mais
reproduzidas de todos os tempos, e incontáveis cópias suas são feitas
corriqueiramente, das maneiras mais variadas - de tapetes a camafeus.
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